Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 22, 2009

Vale inaugura uma das maiores pelotizadoras do mundo


Empreendimento em Minas Gerais recebeu investimentos de R$ 2,3 bilhões, o segundo maior no estado, e gerou 20 mil empregos diretos e indiretos durante a obra


A Vale inaugura o Projeto Itabiritos nesta terça-feira, 22 de setembro. A unidade integra pelotização e usina de concentração de minério de ferro e é uma das maiores pelotizadoras do mundo: tem capacidade nominal para 10 milhões de toneladas de minério de ferro e 7 milhões de toneladas de pelotas por ano. Ao todo, foram investidos R$ 2,3 bilhões, o segundo maior investimento da Vale em Minas Gerais desde a inauguração da Mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo. Itabiritos está localizado em dois complexos mineradores da Vale: Vargem Grande, em Nova Lima, e Pico, no município de Itabirito. Durante as obras, foram gerados 20 mil empregos diretos e indiretos, 7.500 dos quais no pico da construção. Na operação trabalham mil pessoas entre próprios e contratados, sendo 340 na pelotizadora e 660 na usina de concentração.
A usina de pelotização, concebida a partir de experiências e conhecimentos adquiridos pela Vale em outras unidades, é também uma das mais modernas e ambientalmente eficientes do mundo. As novas tecnologias adotadas no projeto possibilitam redução no consumo de energia e água, bem como reduzem a emissão de particulados. Para manter o forno em 1.350 graus Celsius com menor gasto de energia foram utilizadas cerca de 4 mil toneladas de material refratário, entre tijolos, massa e isolantes térmicos. A recondução de gases quentes no forno também ajuda a reduzir o consumo de combustíveis.
Além disso, a nova usina de pelotização permite a exploração das reservas de itabiritos da Mina do Pico com responsabilidade ambiental, maximizando o aproveitamento do pellet feed, transformando-o em pelotas, um produto de alto valor agregado valorizado pela indústria siderúrgica, evitando assim o seu descarte como rejeito. Estudos para a implantação do projeto identificaram reservas de mais de 600 milhões de toneladas de minério de ferro, predominantemente itabiritos, suficientes para manter as operações locais por, pelo menos, mais 25 anos. A usina de pelotização será também alimentada, em parte, pela produção das minas de Tamanduá e Capitão do Mato, ambas em Nova Lima.
Com a pelotizadora de Vargem Grande, a Vale atinge a capacidade nominal de produção de pelotas de 48 milhões de toneladas/ano. A Vale tem, ainda, participação na Samarco, que opera três plantas de pelotização com capacidade de produção de 22 milhões de toneladas/ano. Em Minas Gerais, a capacidade de produção da Vale passará de 4,5 milhões para 11,5 milhões de toneladas/ano.
Benefícios socioambientais
Além da geração de emprego e tributos, o Projeto Itabiritos resultou de um amplo planejamento entre a Vale e as prefeituras locais, que trouxe benefícios socioambientais para toda a região. Dentre as melhorias, merece destaque a implantação do Parque Ecológico Municipal de Itabirito, composto por um Centro de Educação Ambiental, espaço para oficinas, anfiteatro, arena para shows, viveiro de pássaros e borboletário, trilhas para caminhadas e outras estruturas. Além disso, o espaço Alto do Cristo, tradicional ponto turístico da cidade, foi revitalizado e a Vale adquiriu 1.782 hectares da área do Córrego Seco para transformá-la em Unidade de Conservação.
A cidade ganhou também em infraestrutura: uma nova sede para o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), com mais de 3 mil metros quadrados; os bairros Padre Adelmo e Padre Eustáquio foram interligados por uma ponte que os conectou à escola Ana Amélia Queiroz; e o sistema de abastecimento de água do município recebeu dois novos reservatórios. A exemplo de Itabirito, o município de Nova Lima também se beneficia com diversos programas socioculturais: Teatro Móvel Giramundo, Escola de Música de Nova Lima, Praça Quatro Elementos, Atleta do Futuro (parceria da Vale com o Sesi de Nova Lima), Atleta Cidadão e Quick Cidadania.
Outro programa da Vale que será implantado em Nova Lima, no bairro Jardim Canadá, é a Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico. O projeto vai beneficiar cerca de mil crianças com atividades esportivas, cursos profissionalizantes - conforme demanda da região - cultura. O público-alvo da Estação são jovens entre 7 e 19 anos. Atualmente, existe uma unidade em Tucumã, sudeste do Pará, região onde a Vale desenvolve o projeto de níquel Onça Puma. A unidade foi a primeira de uma série de 15 núcleos a serem construídos até 2015 nos estados de Maranhão, Minas Gerais, Espírito Santo, Pará, Sergipe e Rio de Janeiro, beneficiando 30 mil crianças e adolescentes. Os atletas que conseguirem índices internacionais nas modalidades de judô, atletismo e natação poderão ser selecionados para treinar no Centro de Excelência do Programa Brasil Vale Ouro, no Rio de Janeiro. A meta é formar atletas olímpicos.
Nova Lima conta também com o Projeto Fred, com oficinas de tapeçaria para adultos das comunidades do bairro Pilar e Jardim Canadá. A oficina de tapetes representa uma alternativa de renda, a partir do aprendizado artesanal e da interação cultural com o campo das artes plásticas e visuais. Os tapetes serão expostos em galerias, shoppings, hipermercados e outros pontos de venda. Já o Instituto Kairós - Projeto Do Lin Do Lá desenvolve atividades e oficinas ambientais, sociais e culturais para as crianças que estudam na Escola Municipal Ruben Costa Lima. A ideia é que as crianças de São Sebastião das Águas Claras - Macacos possam aprender um pouco mais das tradições da região por meio da valorização cultural local. O projeto é integrado à Secretaria de Educação do Município de Nova Lima e, de uma maneira inovadora, faz parte da Escola de Tempo Integral.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...