Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, setembro 04, 2009

'Collor tem dom da síntese', diz presidente da Academia de Letras de AL


Eleito para academia na quarta (2), Fernando Collor era o único candidato.
Segundo instituição, Collor tem 7 livros: coletâneas de artigos e discursos.
O senador Fernando Collor de Mello (PTB- AL) durante reunião da Comissão de Infraestrutura do Senado nesta quinta
O presidente da Academia Alagoana de Letras (AAL), bispo Dom Fernando Iório, afirmou nesta quinta-feira (3) que o senador e ex-presidente da República Fernando Collor de Mello (PTB-AL) foi eleito para a academia porque tem "enorme dom da síntese". Collor foi eleito na quarta (2) em votação na academia e tem posse programada para outubro. Foram 22 votos a favor e oito em branco - nenhum contrário. Segundo o presidente da AAL, Collor apresentou sete obras, entre coletâneas de artigos e discursos, e era o único candidato que disputava a cadeira de número 20 da academia. O bispo Dom Fernando Iório, que preside a academia, afirmou que não participou da comissão que avaliou as obras do senador, mas conhece seu teor. "Não fui da comissão que analisou, mas avaliei a obra dele porque acompanho sempre, sou amigo dele. E ele tem um enorme dom da síntese." Dom Fernando diz que a posse de Collor ainda está sendo preparada, mas ocorrerá em sessão solene no mês de outubro, ainda sem data definida. Segundo o bispo, na posse, Collor deve fazer um discurso, com elogio acadêmico, a quem sucede. Ele ocupará a cadeira que era do médico alagoano Ib Gatto Falcão, que morreu no fim do ano passado aos 94 anos e foi presidente da AAL.

saiba mais
Simon diz que recebeu oferta de dossiê contra Collor e recusou
Collor defende Sarney e critica cobertura da mídia
Simon entra com solicitação na Mesa Diretora para que Collor se explique
Candidato único
Dom Fernando afirmou que o edital para apresentação de candidaturas à cadeira de Falcão ficou disponível por 60 dias, mas somente Collor se candidatou. "Mesmo ele sendo o único, teve apenas oito votos em branco. Nenhum contra. Foi um processo normal, democrático." Segundo ele, Collor não será o único político da academia, há outros "seis ou sete". "Tem vários políticos, inclusive eu acho que os votos em branco foram dos políticos", disse, em tom de brincadeira. O bispo, que se diz amigo pessoal de Collor, diz que não influenciou na eleição. "Eu preferia que cinco ou seis tivessem concorrido, mas ninguém mais apresentou candidatura.
" A amizade, segundo ele, começou com o pai do senador, Arnon de Mello, que também já foi imortal da academia. "Sou muito amigo porque fui amigo do pai dele. Durante o período em que ele (Collor) estava na presidência, sempre me correspondi com ele".
O papel dos integrantes da academia é, conforme o bispo, discutir uma vez por mês - a primeira quarta-feira -, obra de algum literato, local, nacional ou estrangeiro, e abordar os principais temas em discussão na sociedade.
Procurado pelo G1 para falar sobre a eleição para a academia, o senador Fernando Collor não quis dar entrevista.

COMENTÁRIO:
Está mais do que explicado o ingresso do TRUCULENTO Senador da República e ex-caçador de Mara(cu)já Fernando Collor de Mello na Academia Alagoana de Letras. Além do tal "Dom Fernando Iório, ser amigo da família Collor de Mello, é articulista vitalício do jornal da família do Collor, que é a Gazeta de Alagoas. Com esse cacife todo, como não ser admitido em uma "Academia de Letras" inoperante e corporativista tanto quanto a Academia Brasileira de Letras? Isto é Brasil!

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...