Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, agosto 13, 2009

PARAUAPEBAS: Aula inaugural da escola Jorge Amado dá início a um novo conceito de educação no campo

Agricultora Maria Vanda


Cosinha com sistema moderno

Moderna estrutura


Aula inaugural da escola Jorge Amado, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA), realizada na última segunda-feira, 10, dá início a um novo conceito de educação no campo. A escola que irá atender crianças e jovens da região é fruto de uma parceria entre Prefeitura Municipal e Vale. E irá oferecer ensino fundamental e técnico, de boa qualidade, a uma população historicamente esquecida.
A escola inicialmente projetada para oferecer um ensino agrotécnico atenderá ainda alunos da educação infantil à 8ª série. “Essa foi uma reivindicação da comunidade, já que nossos filhos tinham que se deslocar até a cidade para a conclusão do ensino fundamental”, disse Francisco Silva, morador da região.
Outro problema que será amenizado com a construção da unidade é a diminuição das escolas multiseriadas - onde alunos de diversas séries estudam em um mesmo espaço. “Eu sonhava com a formação de meus filhos, mas não acreditava que isso pudesse acontecer aqui na APA”, disse a agricultora Maria Vanda.
A unidade educacional projetada para atender a população rural terá um ensino diferenciado voltado para a realidade dos estudantes. Uma minifazenda e uma horta já foram implantadas, para que os alunos possam adquirir conhecimento teórico e prático. Aulas de dança, teatro, música, arte e informática também farão parte da carga horária dos estudantes, que terá a duração de 7 horas. “Nossos alunos entram às 8 horas e saem às 15 horas. Isso garante mais tempo na escola, mais tempo adquirindo conhecimento”, ressaltou Aliene Sousa, diretora da unidade.
Ainda segundo a diretora, o Governo Municipal ficará responsável pela merenda, transporte e pelas despesas com funcionários. “A Vale arcará com a construção do espaço físico, com o material de uso permanente e com a formação continuada dos professores através da Escola que Vale”.
A escola, que em sua fase de implantação conta com 77 alunos atenderá aproximadamente 500 estudantes em 2010.
No nível técnico serão oferecidos cursos voltados para agricultura sustentável. “Para nós é uma alegria muito grande a implantação de cursos técnicos em nossa região. É muito gratificante termos nossos anseios atendidos”, conclui a agricultora Maria Vanda.
Para o secretário de Educação, Raimundo Neto, a implantação de uma educação de qualidade na zona rural cria oportunidades para que todos tenham acesso à educação.
De acordo com Silvio Vaz, diretor-presidente da Fundação Vale, o objetivo da empresa é assegurar ganhos permanentes à população que vive em torno do projeto de mineração. “Este é um novo momento em que nosso foco está na necessidade de fomentar políticas e ações que melhorem a qualidade de vida da população. Queremos ser cooperadores para que as cidades alcancem suas metas de desenvolvimento e crescimento. Por isso, estamos atuando em programas estruturantes”, afirma o diretor.

Estação ConhecimentoA escola Jorge Amado faz parte de um projeto da Vale chamado Estação Conhecimento - Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico, sendo uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), constituída neste modelo para proporcionar a participação direta da comunidade. A organização tem como parceiro gestor a Fundação Vale e conta também com a parceria da prefeitura municipal e da sociedade civil organizada. A ideia é proporcionar um legado de conhecimento às comunidades, para que elas possam ser capazes de protagonizar seu próprio desenvolvimento, a longo prazo, quando a mineração não estiver mais presente.
Fonte ASCOM da Prefitura Municipal de Parauapebas, estado do Pará.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...