Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, agosto 19, 2009

Lina Vieira reafirma encontro com Dilma

Ministra Dilma X Secretária Lina Vieira

A ex-secretária da Receita depôs por duas horas no Senado, mas não apresentou provas da suposta reunião.

A ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, reafirmou nesta terça-feira, numa comissão do Senado, que teve um encontro reservado, no Palácio do Planalto, com o ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A ministra já negou, várias vezes, esse encontro e tem mantido a posição de que cabe à Lina Vieira provar o que diz. No depoimento desta terça, a ex-secretária da Receita não apresentou provas. Por duas horas, os governistas protestaram contra o depoimento da ex-secretária da Receita Federal e acusaram a oposição de fazer uma armação política. Na sala lotada, o clima esquentou. "Sou tropa de choque sim, estou preparado contra os trombadinhas no poder", afirmou o senador Almeida Lima. Quando finalmente foi chamada para depor, Lina Vieira reafirmou que foi convidada para um encontro reservado com a ministra Dilma Rousseff no Palácio do Planalto e que, durante a conversa de dez minutos, a ministra fez a ela um pedido especial. "Não me senti pressionada, eu fui ao gabinete da ministra e ela me pediu que agilizasse a fiscalização do filho do Sarney, eu interpretei que era para encerrar a investigação", declarou a ex-secretária.Lina Vieira criticou o suposto pedido da ministra: "Eu entendo que não pode haver ingerência política na administrações tributárias”. O líder do PT foi duro, queria saber por que a ex-secretária não denunciou o caso na época: "ou a senhora prevaricou ou a senhora não está falando a verdade. Vossa Excelência como secretára da Receita tinha a obrigação, pelo artigo 116 da lei, de representar contra a ministra e não o fez", disse o senador Aloízio Mercadante. "O pedido foi descabido, mas não vi nenhuma gravidade porque ela não pediu nem para aprofundar, nem parar de fiscalizar, ela me pediu para agilizar. E verifiquei que a Justiça já havia determinado que a Receita Federal, já que esta fiscalização estava aberta desde 2007 por determinação judicial, também fosse agilizada. Nesse sentido foi que não transmiti a informação e nem a conversa que tive com a ministra para os meus superiores", respondeu Lina. Lina Vieira disse que não se lembrava da data certa da conversa e que não tinha provas do encontro, mas deu detalhes: "Não preciso de agenda pra falar a verdade. O motorista que é terceirizado do Ministério da Fazenda me levou ao prédio do Palácio do Planalto, temos a placa do carro, entrei pela garagem. Tinha uma pessoa que fica no bureau, passei pelo detector de metais, peguei o elevador e subi ao quarto andar. No planalto deve ter a filmagem, eu entrando ou nos andares, lá no quarto andar, entrando na sala. Eu não sou fantasma". Para a oposição, a ministra Dilma Rousseff, que negou o encontro várias vezes, não falou a verdade. "A responsabilidade de contribuir para que a mentira não se consagre como uma arma de blindagens, de irregularidades cometidas no governo", declarou o senador Alvaro Dias. Já o líder do governo, disse que o depoimento de Lina Vieira não conseguiu provar que houve o encontro. "A doutora Lina não se lembra do dia, nem da hora. Acho que essa questão morre com a audiência de hoje", declarou o senador Romero Jucá. O senador Pedro Simon defendeu uma acareação entre Lina e Dilma e a ex-secretária concordou em participar. A ministra Dilma Rousseff passou o dia todo em casa, sem compromissos oficiais. A Casa Civil declarou que não vai se pronunciar sobre o depoimento de Lina Vieira. No final da noite, na CPI da Petrobras, parlamentares governistas conseguiram derrubar o requerimento para a convocação da ex-secretária da Receita.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...