Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 08, 2009

Quarta turma de curso ambientalista inicia aula




Tiveram início na última segunda-feira (6), no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), as aulas da quarta turma do Programa Jovem Ambientalista (PJA), do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).
Participaram da aula o coordenador do Ceap, Ricardo Matos; a coordenadora do PJA, Andréa Carvalho; o secretário municipal de Meio Ambiente, Domires Alves dos Reis; a coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), Hadla Silva; além de ex-alunos do programa.
De acordo com Ricardo Matos, foram inscritos no processo seletivo mais de 400 candidatos, sendo que 220 fizeram a prova e destes 25 foram selecionados para o programa, o que demonstra o interesse dos jovens pelo meio ambiente.
Para Domires Reis, a nova turma de jovens ambientalistas se apresenta como aliada à causa ambiental. “No momento em que conhecemos a importância da preservação do meio ambiente, nos envolvemos e nos comprometemos com ele, e acredito que é isso vai acontecer com os alunos desta turma, pois ao adquirirem conhecimento sobre as questões ambientais não só farão sua parte, como também ajudarão a conscientizar a comunidade”, espera o secretário.
Segundo Andréa Carvalho, o objetivo do programa não é preparar os estudantes para o mercado de trabalho, mas “formar cidadãos comprometidos verdadeiramente com o meio ambiente”. A coordenadora adiantou aos novos alunos que “mudar atitudes e comportamentos não é fácil. Por isso é preciso muita garra e dedicação nas atividades práticas junto à comunidade”.
Conforme explicou Hadla Silva, a Semma está com uma proposta de ajudar a turma com o valor de R$ 100 no custeio das despesas com transporte. A coordenadora destaca que “os jovens ambientalistas têm se mostrado excelentes parceiros no trabalho de educação ambiental que a Semma realiza”.
A nova estudante do PJA, Letícia Martins, 17 anos, entusiasmada com o curso, diz que espera adquirir mais conhecimento sobre os cuidados com o meio ambiente e colocá-los em prática. “Sempre gostei de assuntos relacionados ao meio ambiente, e como nova jovem ambientalista desejo aprender muito mais para contribuir realmente com ele”, almeja a aluna.
O ex-aluno José Alves, 22, antecipa aos novos jovens ambientalistas que algumas dificuldades virão durante o curso, mas sustenta que com elas também vêm o envolvimento com a causa ambiental. “Aos poucos, vamos nos tornando cidadãos conscientes sobre as questões ambientais e o desejo de repassar esse conhecimento nos motiva a continuar a fazer o curso”, destaca José Alves.
O Programa Jovem Ambientalista, resultado da parceria entre prefeitura, Universidade Federal do Pará e ICMBio, visa formar alunos do ensino médio público entre 15 e 18 anos, em jovens ambientalistas, através de estudos sistemáticos de questões ambientais.O curso é constituído de aulas teóricas e pesquisas de campo, sob orientação da equipe docente do Ceap, com carga de 230 horas. As aulas teóricas são ministradas no Ceup.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...