Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 27, 2009

O que faz a beleza fora dos padrões vencer a ditadura das aparências?

Susan Boyle

Uma reportagem especial mostra o que pensam os brasileiros sobre a beleza depois do fenômeno da internet Susan Boyle.

A beleza que se esconde atrás de uma forma física bem fora dos padrões. Foi isso que muita gente viu e ouviu quando a escocesa Susan Boyle soltou a voz em um programa de televisão britânico. O que é belo ou feio, afinal? Que importância têm essas características?

Ande nas ruas - de qualquer cidade do mundo - e o que você verá? Todo tipo de gente. Mas, dificilmente gente bonita como Juliana Paes, Gisele Bundchen, Angelina Jolie, Fábio Assunção ou até mesmo Kaká. Ou George Clooney e Brad Pitt. O mundo é dos belos e belas, diriam alguns. Ah, é? Então por que imagens da escocesa Susan Boyle já emocionaram mais de 100 milhões de pessoas na internet e na TV? Aqui no Brasil, lembra do sucesso da atriz Zezé Macedo? O próprio Chico Anysio está longe de ser bonito. Quer mais? Tião Macalé, se lembra? Um dos personagens favoritos de "A grande família" - um fenômeno de audiência - é o Beiçola. Não exatamente um galã. O sucesso de tanta gente chamada de feia, e o carinho que elas despertam em tantas pessoas, mostram que aquele ditado está errado: beleza não é fundamental. "A beleza física é aquela que você vê à distância, então, ela é muito valorizada porque é a primeira que é vista, mas não é a mais importante, porque quando se procura alguém para ser amigo, para se relacionar, até para casar, você não procura só beleza", comenta o psicanalista Luiz Alberto Py.
Vídeo na internet lança escocesa ao estrelato
Por que todos adoram Susan Boyle?
Aline concorda: “Beleza não é fundamental. O fundamental é simpatia e ser charmosa. Há muitas mulheres bonitas que não são charmosas”. O psicanalista vê algumas razões para o sucesso de Susan Boyle: “Ela tem uma voz linda, canta super bem. Então, vem uma beleza que estava escondida. Quando você se aproxima de uma pessoa, começa a conhecer a pessoa, se encontra humor, inteligência". Jean Cocteau mostrou essa transformação no clássico "A bela e a fera", que também virou desenho animado. Beiçola não é nenhum monstro, mas o ator que interpreta o papel já sonhou em ser galã. Hoje, Marcos Oliveira vê esse sonho de outra forma. "Beleza, acho que é uma coisa muito mais grandiosa, não existe só a estética, mas existe também o conteúdo. A gente é muito carente dessa situação da beleza humana, do ser belo. Não é só o estético, mas é uma luz, uma vontade de transmitir ao outro, estar com o outro", comenta o ator Marcos Oliveira. Luz como a de Susan, quando soltou a voz. E existe aquela beleza impalpável, indefinível. "Quando você ouve uma música, é aquele momento sagrado. Você está recebendo as bênçãos de Deus e isso é o belo”, completa o ator Marcos Oliveira.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...