Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 25, 2009

O Brasil estará sendo desinventado?

Arnaldo Jabor

Quem foi que inventou o Brasil? Foi Sr. Cabral, foi Sr. Cabral. No dia 21 de Abril, dois meses depois do carnaval. O Brasil estará sendo reinventado? Depois da ditadura, passamos a valorizar a liberdade, a democracia. Depois do caos do governo Collor, surgiu uma grande fome de república em nós.
Diante do sofrimento, contamos mudar. Agora o desejo de liberdade de ordem republicana está sumindo aos poucos. A vergonha foi se dissolvendo, com a certeza da impunidade e pela maracutaia das alianças políticas.
A democracia é confundida com permissividade. Sempre houve bandalheira, é claro, sempre. Mas antes ainda havia o mito de honradas excelências, a via retórica do grande parlamentar, os gestos indignados com a corrupção, ou ecos de Rui Barbosa, de Joaquim Nabuco. Hoje vemos que os líderes do nosso atraso, combatem a modernização do país, pela desarticulação das regras mínimas de decência política. Pelo vale tudo.
Existe até mesmo uma perversão sádica de gozar com a indignação da opinião pública. Nunca antes, desde Cabrel, vimos tanto cinismo deslavado. Antes havia mais respeito, eu não digo não pela verdade, mas ao menos pela mentira.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...