Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, abril 09, 2009

Fórum Inove reúne parceiros da Vale no Rio

Lançado pela empresa em dezembro, programa tem como das metas injetar R$ 120 milhões nas economias de locais onde a Vale atua
Após várias rodadas de discussão nos estados onde a Vale tem suas principais operações, aconteceu no Rio de Janeiro o primeiro fórum do programa Inove, voltado para a capacitação e a qualificação das pequenas e médias empresas das regiões em que a empresa atua. Uma das metas do programa é injetar R$ 120 milhões nas economias locais, através de convênios com bancos para o financiamento aos fornecedores.
O evento, que aconteceu nos dia 7 e 8 de abril, reuniu 60 pessoas que discutiram iniciativas para fortalecer o relacionamento da empresa com seus fornecedores. Estiveram presentes empresários, representantes de entidades de classe, órgãos do governo, instituições financeiras e educacionais de Pará, Maranhão, Minas Gerais e Espírito Santo.
O coordenador técnico da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Evandro Diniz, destacou que o Inove também propiciará o fortalecimento do PDF nos estados. "Investir no relacionamento com os fornecedores locais não é fator de competitividade apenas para a empresa lá instalada. É também uma iniciativa estratégica de responsabilidade social, e fortíssima. É assim que se gera empregos e renda localmente. E digo que o Inove é importante inclusive para a própria Vale, porque vai despertar seus empregados para a importância de solidificar a parceria com as empresas da cadeia", afirmou Diniz.

O representante da Fiepa citou como exemplo da importância do investimento nos parceiros locais uma empresa paraense, a Oyamota, que após anos de serviços prestados na região à Vale, chegou a um nível de especialização que passou a exportar seus serviços para o Sudeste.
José Vieira, representante do Instituo Euvaldo Lodi do Espírito Santo, lembrou que o grande desafio do fórum e do Inove é "conseguir fazer com que todos enxerguem além do que é feito hoje, busquem outras formas de desenvolvimento da cadeia, e que sejam propostas e implementadas ações para buscar melhorias. O Inove é bom para a Vale e é bom para os fornecedores".
Para Vieira, "haverá um democratização das ações de desenvolvimento e essas ações serão realizadas segundo a realidade de cada região do País, pois o Brasil é muito grande e as realidades, muito distintas. É fundamental entender que os esforços devem vir dos dois lados: Vale e federações. Assim, as ações serão mais abrangentes e os resultados devem perdurar", concluiu.
Painéis e discussões em grupo
No primeiro dia do evento, os participantes discutiram a conjuntura econômica internacional, competitividade da indústria e tecnologia e inovação. Foram selecionados quatro temas de interesse comum (meio ambiente e saúde e segurança, tecnologia, custos e desenvolvimentos) e formados grupos de trabalho para a construção do mapa de oportunidades para o desenvolvimento de fornecedores. O objetivo, de lançar as bases de um plano de trabalho para 2009 e 2010 foi plenamente cumprido.
Ao final do evento, os grupos apresentaram propostas de ações, que vão desde a abertura de financiamentos para outros estados em que a Vale atua, passando por encontros de negócios entre fornecedores da empresa para a troca de experiências, até a geração de novos negócios por meio de alianças comerciais entre as diferentes empresas que atuam na cadeia de fornecedores da Vale.

"O que queremos é gerar negócios. O Fórum mostrou que precisamos auxiliar nossos parceiros na gestão de suas empresas, uma demanda particularmente importante para micros, pequenos e médios empresários. O pacote educação também deve ser solidificado. Nas pesquisas que realizamos com os fornecedores, em todos os estados em que atuamos, 93% reportaram que capacitação de mão-de-obra é o item mais importante, mais até do que o financiamento", disse Daniel Saldanha, gerente geral de Suprimentos da Vale.
Para Saldanha, o objetivo do Fórum, de ouvir e conhecer ainda mais o fornecedor Vale, foi plenamente cumprido. "Falamos de crise, do mercado que encolheu, e de como a Vale pode ajudar a fomentar esse mercado, como reduzir custos na cadeia. Um exemplo das ações que surgiram durante os debates foi a sugestão de criação de um clube de compras em Itabira, reunindo os diferentes fornecedores Vale, para que eles reduzam seus custos com economia de escala", completou o gerente da Vale.
Programa quer aumentar competitividade
Lançado em dezembro de 2008, o Inove é um programa de desenvolvimento do fornecedor que tem como objetivo fortalecer o relacionamento com nossos pequenos e médios parceiros regionais, por meio de capacitação, disponibilização de linhas de crédito e incentivo, tornando-os mais competitivos para atender aos níveis de exigência do mercado.
O Inove é uma grande oportunidade para a Vale e para nossos fornecedores. Com ele buscamos:
Contribuir com o desenvolvimento sustentável nas áreas em que atuamos com nossos projetos e operações
Atuar em conjunto com os Programas de Desenvolvimento de Fornecedores (PDFs) no aprimoramento de competências de gestores, trabalhadores e empresas, a fim de torná-los mais preparados para atender as demanda do mercado
Qualificar e fortalecer a base de fornecedores da Vale e garantir a provisão de materiais e serviços para toda a cadeia produtiva

Estimular a promoção de negócios entre os integrantes da cadeia produtiva, promovendo o crescimento das empresas locais, geração de renda e emprego
Foco na realização de Negócios
O Inove, por meio da integração com entidades de classe, órgãos do governo, instituições de ensino, instituições financeiras e grandes empresas, tem como desafio o estímulo à realização e incremento de negócios junto às empresas locais.
Realizar eventos para disponibilizar, com antecedência, as informações de Projetos de Investimentos e Operações nos estados onde atua com objetivo de identificar oportunidades de negócio
Estimular a formação de consórcios e alianças entre grandes fornecedores e empresas locais para participação das concorrências
Incentivar os grandes fornecedores a abrirem filiais nas regiões de atuação da Vale
Analisar junto com empresas locais, entidades de classe e órgãos do governo incentivos fiscais.
Belém, 09 de abril de 2009.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...