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segunda-feira, setembro 08, 2008

CRIANÇAS SOFREM PARA SE ALFABETIZAR NO BRASIL.

Um estudo mostra que a maioria, 64% dos jovens e adultos brasileiros, que chegam à quarta série, não consegue ler e entender textos mais longos e 12% continuam totalmente analfabetos.
Muito antes das provas do Enade, do vestibular e mesmo do Enem, milhões de crianças brasileiras têm que enfrentar dificuldades para conseguir o básico: a alfabetização. Uma etapa tão decisiva na educação, que há 38 anos a Unesco dedicou a ela o dia 8 de setembro.
Pergunta estranha, resposta perturbadora. “Por que você acha que na escola é mais difícil aprender?”, perguntou a repórter. “Porque eles não ensinam”, respondeu uma criança. “A professora faz a lição muito rápido”, afirmou outra. Para muitos educadores, a má qualidade da alfabetização é o maior drama e também o grande desafio da educação no país. Um estudo feito a partir de pesquisa do Ibope mostra que a maioria, 64% dos jovens e adultos brasileiros, que chegam à quarta série, não consegue ler e entender textos mais longos, 12% continuam totalmente analfabetos mesmo depois de pelo menos quatro anos de escola. Entre os motivos para tamanha defasagem, salas de aula lotadas, professores não especializados em alfabetização e falta de material que estimule e facilite o aprendizado. "As frases típicas de cartilha, tais como ‘O boi bebe e baba’, ‘O dedo é de Didi’, são construídas artificialmente para a criança aprender a ler e a escrever e que são chatas e não estão a serviço da comunicação", reclama a educadora Silvia Culello. Chatas e pouco eficientes, só agora crianças de até 12 anos estão aprendendo a ler e escrever o nome completo. Vitória do trabalho de uma ONG em São Paulo que supre carências de crianças que tiveram poucas oportunidades em casa e na escola pública. “Quanto mais textos completos, poemas, textos oriundos da cultura popular, jogos, brincadeiras, a criança tem na memória, mais fácil ela se alfabetiza”, afirma Claudemir Belintane, coordenador de projeto de alfabetização. A escola particular vai além: crianças ainda menores fazem o jogo da forca numa lousa digital. Nada de a-é-i-o-u, dá-dé-di-dó-dú. Para o educador, é tarefa do governo e da sociedade fazer com que esse não seja um privilégio de poucos. “Precisa de uma política e de um programa que centre toda a atenção na leitura e na alfabetização neste país”. Na ONG, a prova de que todo o esforço vale a pena. Quem há poucos meses não sabia quase nada... “Eu li bastante”, diz um menino. “Ela ensinou as palavrinhas que eram difíceis, aí eu fui aprendendo de pouquinho em pouquinho. Agora ficou mais fácil”, finaliza uma menina.

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