Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 17, 2008

BRASIL É SEGUNDO EM CÂNCER DE LARINGE.

O fumo e a bebida são dois dos principais fatores que provocam câncer de laringe, doença que atinge 15 mil pessoas por ano no Brasil.O país é o segundo no número de casos em todo o mundo, o líder é a Espanha. O principal sintoma é a rouquidão. "Quem permanece rouco por mais de 15 dias deve procurar um médico", alerta a fonoaudióloga Maria Ângela Ueda Martins, responsável pelo serviço de terapia fonoaudióloga do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. "A rouquidão é um problema comum que pode indicar problemas menos graves. Mas é preciso tratar." Outros sintomas são dor na garganta, sensação de ter um caroço na garganta, disfagia (dificuldade para engolir) e dispnéia (dificuldade para respirar ou falta de ar). Aproximadamente 66% dos tumores atingem uma das duas cordas vocais, daí a rouquidão. Os casos restantes afetam a laringe supraglótica, uma região acima das cordas vocais.O tratamento para o câncer pode alterar significativamente a rotina, quando é necessária a retirada da laringe, a vítima faz traqueostomia permanente e perde a voz (mas pode recuperá-la com sessões de fonoaudiologia ou uso de próteses). Em geral, antes da cirurgia, o câncer é combatido com quimioterapia e radioterapia. Elisabete Carrara Angelis, diretora do departamento de fonoaudiologia do Hospital A.C. Camargo, explica que as cordas vocais estão situadas dentro da laringe, por isso a intervenção cirúrgica pode afetar a fala. "A cirurgia em pacientes com câncer de laringe pode deixar seqüelas. Nesses casos, ensinamos os pacientes a usar o esôfago para voltar a falar. A voz fica rouca, bem grossa, mas é totalmente compreensível." Segundo a fonoaudióloga, a voz, produzida com o deslocamento de ar, passa pelos pulmões e se torna som.Pacientes sem a laringe aprendem a utilizar o esôfago, local por onde passa a comida. "As técnicas ensinam o paciente a colocar ar no esôfago", diz. A melhor forma de evitar o câncer de laringe é evitar o cigarro e a bebida em excesso. Mas existem outras dicas para conservar as cordas vocais. "A principal recomendação é beber água, de dois a três litros por dia. Mas não basta beber tudo de uma vez. Devemos beber aos poucos, para manter as cordas vocais lubrificadas", ensina Maria Ângela. Outra dica, especialmente para professores, é o uso de microfone. "O professor é o profissional da voz que mais enfrenta problemas. O microfone permite que ele conserve as cordas vocais.”

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...