Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, junho 11, 2008

AMOR NA INTERNET

A Internet é o meio mais moderno de iniciar, desenvolver e manter relacionamentos amorosos. Desde a idade da pedra esta é a maior inovação neste setor. Através deste meio é possível flertar instantaneamente com pessoas de qualquer lugar do planeta. Este flerte pode transcorrer através da escrita, da voz, da imagem congelada e da imagem em movimento.

Vamos abordar neste artigo os usos da Internet com a finalidade de iniciar relacionamentos amorosos. No meu livro “O Mapa do Amor”, apresento outros caminhos para iniciar relacionamentos amorosos. Quanto mais caminhos são usados com esta finalidade, maiores são as chances de iniciar bons relacionamentos amorosos.

A internet pode ser usada para iniciar relacionamentos amorosos entre conhecidos ou desconhecidos

O início do relacionamento através da Internet pode acontecer entre pessoas desconhecidas ou entre pessoas conhecidas ou que, pelo menos, já conversaram anteriormente.
Início de relacionamentos entre desconhecidos. Na Internet existem vários tipos de sites que facilitam os primeiros contatos entre pessoas desconhecidas: sites de namoro, salas de bate-papo, sites pessoais que permitem visitas e troca de mensagens com estranhos. Cada um destes sites oferece várias ferramentas de contato.
Início de relacionamentos entre conhecidos. Nada melhor para iniciar um namoro entre conhecidos do que usar a conversa através da Internet para seduzir, cativar e criar oportunidades para marcar encontros face a face. A Internet tornou muito mais fácil a conversa entre as pessoas porque ela as colocam sempre ao alcance, independentemente das distâncias e tempos disponíveis. A história abaixo é verdadeira e mostra como alguém pode usar a rede com esta finalidade.

Conheci um rapaz que era especialista em usar o bate-papo na Internet para convidar conhecidas que o atraiam para jantar. Assim que ele conhecia uma pessoa deste tipo, achava uma maneira de trocar os endereços das suas ferramentas de bate-papo e logo encontrava a recém-conhecida lá. Ele desenvolveu a habilidade para criar contextos, através da conversa, que facilitavam a apresentação de convites. Ele conduzia a conversa para um tema relacionado com o convite que pretendia apresentar. Através desta conversa induzia o desejo para o programa e criava um contexto para formular um convite que parecesse leve e que pudesse ser aceito sem que isso significasse um compromisso amoroso explícito para ambas as partes. Por exemplo, após os cumprimentos iniciais, ele puxava a conversa para o frio que estava fazendo lá fora, mencionava que estava bom para comer um fondue e, se ela se mostrava animada com a idéia, logo a convidava. Raramente o seu convite era recusado. Ele só o apresentava se ela se mostrasse animada com a idéia. Já era uma pré-aceitação.

Quando a Internet é o melhor caminho para iniciar namoros

A Internet é um dos melhores caminhos para iniciar relacionamentos amorosos para as pessoas que estão nas seguintes situações:

• Têm poucas chances de encontrar parceiros compatíveis e disponíveis nos locais e situações que freqüentam.

• São tímidas.

• Não gostam ou se sentem desconfortáveis em outros caminhos que poderiam ser usados para iniciar relacionamentos amorosos, como as baladas e festas.

• Não atraem parceiros à primeira vista devido a suas aparências ou pouca desenvoltura.

• Já foram apresentadas para o parceiro e sabem usar a Internet para desenvolver um relacionamento amoroso neste tipo de situação.

• Gostam de paquerar na Internet. Algumas pessoas sentem prazer em namorar pela rede mesmo quando são bem-sucedidas através de outros caminhos.

Porque é mais fácil iniciar namoros na Internet do que face a face

As principais facilidades da Internet são as seguintes:

• Os sites de namoro e certas salas de bate-papo funcionam como um ponto de encontro para interessados em iniciar namoros. Um site de namoro na Internet é parecido com um bar de paquera: concentra pessoas semelhantes, que estão disponíveis e dispostas a iniciar um relacionamento amoroso, e oferece oportunidades e meios para conversar. Outra semelhança: quem entra em uma sala sente uma certa pressão para cumprimentar e conversar com aqueles que já estavam presentes. As diferenças com as paqueras face a face é que na Internet é mais fácil entrar em contato com os presentes na sala e, quando não existem trocas de imagens, a aparência não é o mais importante.

• Certos sites de namoro funcionam como um ponto de encontro para pessoas que precisam de parceiros especiais e/ou raros. Por exemplo, certas pessoas possuem características diferenciadas (por exemplo, são hiperqualificadas) ou estão em uma faixa etária na qual os possíveis parceiros são raros ou estão dispersos. Os programas de busca dos sites de namoro e as salas de bate-papo específicas facilitam encontrá-los.

• Na Internet existe menos inibição para expressar o interesse amoroso. A quantidade de intimidade que é experimentada em uma situação varia em função dos tipos de informações que estão sendo enviadas e recebidas através de cada uma das modalidades de comunicação não-verbal e da verbal. Quando a intimidade é baixa em uma destas modalidades, ela pode ser aumentada nos outras e, mesmo assim, manter a constante de intimidade. Isto explica porque as pessoas em geral são mais desinibidas na Internet do que nos encontros face a face. Na rede que só usa a escrita, muitos dos tipos de comunicações não-verbais que afetariam o grau de intimidade estão zeradas (por exemplo, não há percepção da distância física, não são enviados nem recebidos olhares, contato físico e odores). Assim sendo, o grau de intimidade do conteúdo verbal pode ser grande: podemos ficar mais falantes e ousados. Aqueles que temem a revelação de seus interesses amorosos, como os tímidos, são os mais beneficiados: conseguem conversar com mais desenvoltura na Internet.

• Certos sites oferecem ferramentas para ajudar a selecionar parceiros com as características desejadas e para manifestar interesse. Por exemplo, vários sites de namoro oferecem questionários que permitem especificar as características desejadas em um parceiro e efetuam tais buscas em seus bancos de dados. Tais parceiros podem ser informados do interesse por parte de quem fez a busca.

• Certos sites oferecem ferramentas para bate-papo online. Estes bate-papos permitem a continuação da seleção de parceiros, ajudam nos nascimentos do apego, do amor, na verificação do interesse mútuo e na criação de condições e situações que favoreçam encontros face a face.

Questionários, fotos e bate-papo: os principais recursos da seleção de parceiros nos sites de namoro

Questionários. Os sites de namoro geralmente pedem aos usuários que respondam a dois questionários. No primeiro destes questionários, o usuário informa suas próprias características que são relevantes para a formação de uma parceria amorosa. No segundo destes questionários, o usuário informa as características que espera, exige ou não quer em um parceiro para esta finalidade. Os programas de computador usam estas informações para selecionar, nos seus bancos de dados, aqueles parceiros que atendam às expectativas mútuas.

Fotografias. A grande vantagem da inclusão de fotografias é o aumento notável na quantidade de parceiros interessados que farão contato. Muita gente nem toma conhecimento de um candidato que não incluiu sua foto. Alguns sites possuem a opção de buscas “Só com fotos”. Quem não exibe fotos já fica excluído desta busca. Um dos maiores medos de quem coloca fotos é ser visto por pessoas que não gostaria que soubessem que ele está inscrito em um site deste tipo. Quando se trata de simples inibições, sem conseqüências objetivas, ajudo os meus pacientes a reduzi-las. As vantagens e desvantagens reais de divulgar fotos nestes sites, no entanto, devem ser consideradas.

Para aqueles que optaram em anexar fotos valem as seguintes sugestões: (1) vale a pena investir para que elas sejam bem produzidas. “Uma foto vale mais do que mil palavras”. Isto é verdade. (2) A foto deve ajudar a captar o interesse de parceiros para o tipo de relacionamento que você deseja. Se ela for sensual aparecerão parceiros interessados em sexo; se for esportiva aparecerão parceiros interessados em esporte, e assim por diante.

Bate-papo online

Para desenvolver um bom bate-papo é necessário funcionar como um bom “ouvinte” e como um bom “falante”. Saber adotar um nível razoável de intimidade é essencial. É sempre bom começar as conversas com temas leves e pouco pessoais e só ir aprofundando à medida que a confiança mútua vai crescendo. É imprescindível mostrar gentileza, consideração, interesse e iniciativa pelo parceiro. Quem quer desenvolver um relacionamento mais amplo e compromissado deve evitar, logo no início, conversas eróticas e, muito menos, praticar sexo online ou pelo telefone. Quando tais conversas acontecem precocemente, o relacionamento fica centrado neste tipo de interesse. Também fica muito difícil adiar a primeira transa quando começam os encontros face a face.

Além dessas dicas, vale ser além de tudo honesto e sincero. Seja quem você realmente é. Isso vai fazer grande diferença.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...